Quem já não ouviu a frase ” para-brisa é tudo igual, tudo quebra’’. De fato todos podem quebrar, porém não são todos iguais porque além das diferenças na qualidade do vidro como: transparência, espessura e curvatura, componentes de segurança também podem fazer a diferença.
A partir de 1990 todos os veículos nacionais começaram a ser equipados com para-brisas laminados que consiste de duas lâminas de vidros unidas em uma resina conhecida como Pvb (polivinil butiral), desde então na medida em que os veículos foram evoluindo o para-brisa passou também por transformações por se tratar de um importante equipamento de segurança.
Em 1999 a Volkswagen chamou a atenção do mercado nacional quando apresentou a versão do Golf equipado com sensor de chuva no para-brisa, componente que aciona automaticamente o limpador de para-brisa. Com o tempo equipamentos de segurança e conforto foram introduzidos no para-brisa dos veículos, como:
–Sensor de saída de faixa: sistema que dispara um aviso sonoro quando o veículo sai da faixa de rodagem involuntariamente;
– Acústico: para-brisa capaz de filtrar ruídos externos, aumentando o conforto acústico no interior do veículo;
-Térmico: sistema que aquece o para-brisa evitando que o vidro embace;
– Sensor de colisão: sistema que dispara um aviso sonoro em caso de risco de colisão em determinados modelos de veículos permite até a frenagem automática;
– Lâmina Pet: para-brisa com sistema de filtro de raios ultravioleta, o que diminui a passagem de calor para o interior do veículo;
– Head up display: sistema que permite a projeção das informações do painel de instrumentos no para-brisa como o velocímetro.
Segue exemplo de head up display :
Alguns destes dispositivos são representados por símbolos no carimbo que fica no para-brisa junto ao logo da montadora.